À 20 anos atrás, no dia 23 de junho de 1996 no Japão, o Nintendo 64 foi lançado para competir de frente com o revolucionário Playstation que estava conquistando todos os gamers possíveis e mudando o foco da antiga guerra: SEGA x NINTENDO.

Infelizmente o console não foi muito bem recebido principalmente pela mídia adotada: cartuchos, em uma época que as introduções cinematográficas dos jogos era a sensação do momento. As desenvolvedoras notaram isso, e até a Square tinha planos no inicio de lançar o Final Fantasy VII no N64, mas por falta da capacidade de memória migrou o projeto para o Playstation e deu no que deu… Vem com a gente em mais uma análise!

O desenvolvimento do Nintendo 64 iniciou-se em um acordo entre a Nintendo e a Silicon Graphics, na qual se juntaram em lançar uma versão Arcade do console em 1994 e o console em si em 1995. Tal empreitada foi chamada de Project Reality (Projeto Realidade) e em 1994 os arcades Cruis’n USA e Killer Instinct foram lançados e o projeto mudou de nome. agora chama-se: Ultra 64 e após adiamentos atrás de adiamentos no final de 1995 a Nintendo apresentou o console pela primeira vez, em uma feira japonesa.

 


Ultra 64 (1994): Silicon Graphics e as primeiras Tech Demos
 

Mas, o Playstation já estava no mercado ao lado do Saturn da SEGA que possuia boas vendas, principalmente no Japão. Esses atrasos pode ter sido um fator dominante para a vitória do Playstation, pois cansados de esperar as pessoas foram “experimentando” as novidades da Sony.

Na E3 de 1996, estande da Nintendo só dava o N64!

Após mais adiamentos, em 23 de junho de 1996 o N64 chega no Japão, e em setembro aos Estados Unidos. E chegou somente com 2 jogos: Super Mario 64 e Pilotwings, mas mostrando a que veio. Super Mario 64 foi um sucesso estrondoso, mostrando um mundo novo e 3d nunca antes visto e somente nos EUA, nas primeiras semanas o console vendeu 300 mil unidades, visto a queda de preço para US$199 que ajudou também. Mas no Japão, a carência de títulos de RPG´s foi o calcanhar de Aquiles da Nintendo além das mídias em cartucho que soavam “obsoletas” se comparadas aos CD´s.

 

Final Fantasy do N64 que nunca viu a luz do dia…
 

Apesar das limitações dos cartuchos o Nintendo 64 fez bonito e trouxe titulos que ainda fazem a cabeça de muita gente, como por exemplo Golden Eye 007, Super Mario 64, Mario Kart 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Majora’s Mask, International Superstar Soccer 64, Resident Evil 2, Star Fox 64, Super Smash Bros, dentre outros.

 

 

 

A Playtronic, representante da Nintendo aqui no Brasil na ocasião, que era uma fusão da brinquedos Estrela com a Gradiente, trouxe o console para cá em dezembro de 1997. Mas a pirataria do Playstation já estava rolando solta e competir entre a escolha de comprar um CD pirata de R$10 e um cartucho original de R$150, você entenderá fácil o problema.

 

Os comerciais da Playtronic eram charmosos…
 

O Nintendo 64 foi fabricado até 2003, e vendeu em torno de 33 milhões de consoles no mundo todo, que é basicamente 1/3 do que vendeu o Playstation, com aproximadamente 102 milhões de unidades, e mostrando assim a vitória da Sony com seu primeiro console arrebatar o mercado há anos disputado entre SEGA x Nintendo.

Não é nenhuma incoerência falar que a Sony começou sua conquista do mercado dos games nessa geração. Mas o Nintendo 64 também tem um espaço no coração de todo retro gamer, com tecnologias únicas e revolucionárias que são referencia até hoje como o analógico no controle, rumble pak, a primeira aventura 3d que mostrou que é sim possível um personagem de jogo 2d ficar tão bom quanto no 3d (Super Mario 64), um jogo de tiro pode ser bom para os consoles (007 Goldeneye), 2 cd’s de um jogo do Playstation pode caber em 1 cartucho era algo impensável pra época (Resident Evil 2) e muito mais!

Parabéns Nintendo 64!