Review: Super Mario Bros 3 – O best seller do Nintendinho
[vitrine]Super Mario Bros 3[/vitrine]
O Nintendinho 8 bits recebeu diversos tÃtulos que fizeram história e fazem sucesso até os dias de hoje e são lembrados por uma boa parte de quem viveu a época de ouro da guerra dos videogames 8 bits (Sega Master System x Nintendo 8 bits), afinal, foram mais de 18 milhões de cartuchos vendidos! Vem com a gente e curta o nosso review sobre o jogo!
Um dos tÃtulos que ajudaram a definir o conceito desse videogame e levando o mesmo até o seu limite, esse foi o Super Mario Bros 3 que causou alvoroço no seu lançamento, lá nos idos de 1988, que depois foi relançado para o Super Nintendo incluÃdo na coletânea Super Mario All Stars. Com tudo o que já era bom, foi ainda melhorado, esse jogo tem é muita história…
Como começou o ‘nascimento’ do jogo
It’s me, Miyamoto!
O chefe de produção da Nintendo, nada menos que Shigeru Miyamoto que supervisionou o projeto além de desde as primeiras ideias até a supervisão final do jogo passaram por ele.
A equipe queria criar novas “Power Up’s” para o Mario no jogo, além das já existentes (flor de fogo, estrela) com novos itens e habilidades, e assim nasceu a folhinha (ou peninha) que da orelhas e cauda dá a habilidade Racoon (guaxinim), e assim virou uma marca do jogo.
Os filhos do Bowser que hoje fazem sucesso no universo da Nintendo, tiveram a sua primeira aparição nesse jogo. Cada um com sua própria personalidade e identidade.
Um outro ponto, foi o sistema de mapa das fases, que deram as caras na serie neste jogo.
Na ocasião, a revista Nintendo Power fez uma reportagem (em inglês) com detalhes do “Making of“ do desenvolvimento do jogo (clique nas imagens abaixo para ver ampliado):
Os 8 mundos da aventura
Desta vez, Bowser convocou seus sete filhos e cada um deles roubou os cetros dos reis dos respectivos mundos e os transformaram em animais. Cabe agora ao Mario (e Luigi) desfazer essa bagunça, e devolverem aos reis seu reino e as suas formas originais com a ajuda da princesa Peach, que manda cartas auxiliando os encanadores. Mas no final, a própria princesa Peach que acaba sendo capturada, e Bowser cuidou pessoalmente disso. E esses são os “mundos” a serem explorados…
Mundo 1: Grass Land (Ilha da Grama)
Mundo 2: Desert Hill (Monte do Deserto)
Mundo 3: Sea Side (Litoral)
Mundo 4: Big Island (Ilha dos Grandes)
Mundo 5: The Sky (Céu)
Mundo 6: Iced Land (Ilha Congelada)
Mundo 7: Pipe Maze (Labrinto dos Canos)
Mundo 8: Dark Land ou Castle of Koopa
Mundo 9: Warp Zone (Zona da Urdiura)
O jogo tem no total 88 fases divididas em 8 mundos (sendo o 9º mundo a Warp Zone), o que ate para os nÃveis atuais, se trata de muita fase para explorar.
Os Power-Up’s e Suits
São muitos os “poderes” que Mario coleta no caminho pra ajudar em sua jornada como por exemplo:
OBS: Somente pegando a “estrelinha” que você permanece com o Power-Up que estava ao seu final, do contrario, era substituÃdo pelo novo ao pegar.
Um ponto interessante entre as versões americanas e japonesas do jogo, na versão americana após ser atingido, Mario fica na sua versão grande, enquanto que os japoneses tinham que se virar com o Mario pequeno… Por falar nisso…
As diferenças entre as versões Americana x Japonesa
A diferença em alguns momentos é imperceptÃvel, como a animação no momento que o Mario perde um traje ou detalhes no cenário, ou até mudanças maiores, como a correção de erros e a forma do Mario quando perde seus Power-Up’s.
Além disso, os cenários receberam ajustes, e até a transições do mapa do mundo para as fases acontece de maneira um pouco diferente.
Dicas
– As flautas do Jogo:
As flautas levam o Mario a pular mundos, e chegar ao fim do jogo mais rapidamente. Veja os locais que você poderá recolhe-las?
Mundo 1 – fase: 3
No jogo, todos os blocos brancos após ficar cerca de 6 segundos agachado, leva o Mario para “trás” do cenário. Nesta fase 1-3, tem um bloco branco próximo ao final da fase. Basta agachar nele, esperar 6 segundos, e após cair do bloco, sair correndo pra direita, desviar dos inimigos e antes do final, você notara que passara por traz da tela, e cairá em uma Casa do Toad. Ao abrir o único baú recebera uma flauta!
Na fase da fortaleza do Mundo 1, ande pela fase normalmente para a esquerda e antes do fim desse trecho, existe uma parte com uma porta ao final e um Dry Bones passeando. Com o Mario Guaxinim, livre-se temporariamente do Dry Bones (pisando nele), corra até a porta à direita, e em seguida volte, correndo, para a esquerda. O objetivo é pegar impulso e ir voando ate aterrissar no piso superior da tela. Após isso, Mario deve caminhar até a extrema direita, e apertar o botão para cima (para entrar em uma porta secreta) e assim pegar a flauta na sala secreta. O filme O Gênio do Videogame (The Wizard, 1989), mostrou tal passagem e ajudou o protagonista em sua vitória.
Devemos enfrentar os Boomerang Brothers dessa fase, que são aqueles inimigos, que ficam marchando no mapa. Vencendo eles, você recebera um martelo em determinado momento. Em seguida, terá de ir na área da superior direita do mapa, do lado esquerdo da fase 4, e usar o martelo do seu inventario (apertando ‘B’, levando o direcional ao item e depois apertando ‘A’ para usa-lo) para quebrar a pedra à direita. Isso abrirá caminho a uma área secreta do mapa (como foto). Nessa nova área, uma Toad House te dará uma Frog Suit e, em seguida, haverá um confronto com dois Fire Bros. Ao derrotá-los, Mario ganha uma flauta de dentro do baú.
 – Usando as flautas:
Usar a flauta no Mundo 1: Poderá viajar para os Mundos 2, 3 ou 4;
Usar a flauta nos Mundos 2, 3, 4, 5 ou 6: Poderá viajar para os Mundos 5, 6 ou 7 (inclusive “voltar”);
Usar a flauta no Mundo 8: Poderá ir para o Mundo 7 ou para o próprio Mundo 8 (“voltando”).
* Se se você usar a flauta dentro da própria Warp Zone após ter tocado uma primeira flauta, você será transportado diretamente para o Mundo 8. Agora ficou “um pouco” mais fácil, ou não?
–Â Jogo de Cartas ( Cards ):
Em determinado momento do jogo, nos mapas, aparecera uma “carta” passeando, que abre um novo minigame onde você ganha itens para seu inventário, além de moedas e vidas. Abaixo tem todas as 8 combinações possÃveis:
A dica aqui e primeiro descobrir que tabuleiro você está para depois virar todas as cartas. Na sua primeira tentativa escolha duas cartas e provavelmente você ira errar mesmo. Ao abrir na segunda tentativa escolha apenas a primeira carta diferente das duas primeiras e comparando com as combinações possÃveis acima. Provavelmente já vai saber em qual tabuleiro esta 😉 .
Considerações GeraisÂ
Enredo
Você passa por 8 mundos, recuperando e salvando reis e seus mundos ate resgatar a Princesa Peach.
Gráficos
Tirando o máximo do poder do Nintendinho, Miyamoto e sua equipe operaram um pequeno milagre.
Som
Temas contagiantes, efeitos sonoros cativantes.
Dificuldade
Seu inicio cativa o jogador, porem pra quem era marinheiro de primeira viagem na época de lançamento (e ate hoje), sem “save states”, bateria pra salvar e etc, tirou o sono de muito moleque por ai.
Jogabilidade
Perfeita e é padrão na indústria de games ate hoje.
Geral
A cartada definitiva da Nintendo na guerra do 8 bits. O que já estava consolidado levou ainda mais desafio e diversão aos pequenos gamers em sua época e dita tendências ate hoje. Mais que recomendado e é nota máxima.
Nota Geral: 10
Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por admin em 19 de janeiro de 2016 às 19:01, e está arquivado em Análises. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site. |