[vitrine]Ghostbusters nes[/vitrine]

 

 

Esta é a minha primeira análise e mini detonado pro site, inaugurando a nova logo e o novo visual! Vamos começar a soprar a poeira dos cartuchos pra pegar de “prima”?

Este jogo foi minha “entrada” na era 8 bits, onde ganhei do eu pai o famoso “Phantom System”, com esse jogo incluído. Coincidência ou não o 3º filme da franquia parece que vai sair do papel finalmente e iniciar as gravações em 2013, se o mundo não acabar antes…

 

Da época que amarrava cachorro com linguiça…

 

… fizeram o jogo que tirou bastante meu sono nas infinitas escadas do ZULL.

Após o sucesso estrondoso do filme em 1984, a Activision desenvolveu pra diversas plataformas (Atari, Nintendo, Master e etc) várias versões desse título. A versão do Nintendinho foi lançada até um pouco tarde, apenas em 1988.

O filme também rendeu frutos, como o desenho animado “The Real Ghostbusters” que para não chamar apenas “Ghostbusters” pois para evitar possíveis processos, a marca já era usada à outro desenho… alguém lembra?

Passava no sbt, e era até legalzinho…

Mas o “Real” era muito melhor…

Já o jogo, conheci primeiro a versão do Atari 2600 ate antes da versão do Nintendo 8 bits, mas a do “Phantom” era muito melhor apesar de não ser uma 8ª maravilha…

     

Versão do Atari 2600 à esquerda e a do Nintendinho à direita… A cidade de Nova York tem muitas fábricas…

Enredo

Você assume o papel dos GhostBusters (óbvio) que segue até bem a história do filme de limpar a cidade de Nova York dos fantasmas, inclusive o desafio final no prédio “ZULL” para derrotar o chefão (ou chefona) “Gozer” no topo do prédio enquanto o “monstro” de marshmallow escala o prédio.

Gráficos

Eu que estava vindo da geração “Atari” e conhecendo um novo console, achei muito boa, porém ao conhecer outros títulos da mesma época, é notável que faltou um pouco de capricho..

Som

No inicio do jogo rola voz digitalizada no inicio do jogo. Fora, isso tema do caça fantasmas rolando o jogo inteiro e até o “Congratulation” (sem ‘s’ mesmo) do final do jogo.

Dificuldade

O jogo tem o seu momento “crítico” na subida das escadas pra enfrentar o chefão. Fora isso, sem maiores dificuldades.

Jogabilidade

É aceitável, porém na subida das escadas ficar pressionando o botão “A” repetinamente é pior que jogar Decathlon do Atari… E eu que tinha controles sempre com problemas, tinha q apertar mais forte…. Quem tinha o controle turbo tinha mais vantagem.

Geral

Provavelmente alguém que nunca experimentou o jogo não aguentaria alguns minutos, porém, o jogo é desafiante e a musica dá um clima legal. Para quem tem paciência e tempo, sempre é uma boa pedida pra matar o tempo. O Jogo não é uma obra prima, mas preza pela simplicidade.

 

Nota Geral: 6,0

 

O Jogo

Você começa no Mapa Principal do jogo, onde controla o logo dos Caça- Fantasmas, e deve entrar nos locais indicados no mapa, só que nem adianta ir em outro lugar antes do “SHOP” pois vc precisa comprar os equipamentos antes de começar a caçar.

Não adianta tentar ir em outro lugar, a não ser no SHOP no início…

 

É sempre bom não demorar muito tempo no Mapa, pois com isso vc tem que andar mais com o carro…

Cuidado com as batidas… Você perde dinheiro…

No shop a melhor configuração inicial é essa:

 

GHOST VACCUM: Puxa os fantasmas quando aparecem na ‘estrada’. Basta apertar “A”.

CAPTURE BEAM: Raios para captura dos fantasmas. Depois substiua pelo HYPER BEAN, pois tem melhor alcance.

GHOST ALARM: No mapa principal, é usado para saber quais pontos tem fantasmas.

CAPTURE TRAP: Armadilhas de captura. Começo com 2, e quando cheias, temos que ir ao “GBHQ” (no mapa) para recarregar. Depois com mais dinheiro pode-se substituir para SUPER TRAP, que não precisa recarregar

 

Apertando START voltamos ao mapa e começamos a caçar:

   

Não se preocupe em ficar andando pelo mapa. Com a sirene que estamos equipados, ela diz quais pontos estão sendo atacados “piscando”. Aperte Seta do controle + “A” para entrar onde está piscando. Na estrada capture fantasmas apertando o “A” ao estar na mesma linha vertical que eles.

Capture o máximo de fantasmas por vez… cuidado que o tempo é curtíssimo e eles “fogem”!

Sempre quando seu dinheiro chega próximo de $16.000 aparece a mensagem para entrar no prédio “ZULL”. O interessante é dar um pulinho no “SHOP” ir ao prédio equipado com:

 

SOUND GENERATOR: Reduz consideravelmente a velocidade dos fantasmas na escada do prédio. O problema que ele custa $100.000 . Mas é uma boa pra zerar na raça, como fiz no console… É dispensável, por ser muito caro…

HYPER BEAN: Arma mais forte.

GHOST FOOD: Comida de fantasma, como uma armadilha, ao solta-la nas escadas, todos fantasmas da tela vão até ela, deixando espaço livre. Você tem 3 por compra e é indispensável.

ANTI-GHOST SUIT: A roupa anti-fantasma protege melhor o dano nas escadas. Essa é indispensável assim como a comida de fantasma.

 

Com essas armas vamos ao ZUUL…

Ande apertando o botão “A”. Um controle turbo ajuda muito! Abra as portas, nas escadas… Elas recuperam completamente a sua energia quando um barulho “bom” aparecer, ou podem também fazer você perder energia se aparecer um fantasma… Eu particularmente abro todas… rs.

Chegamos no final no 23º andar pra enfrentar o chefão.

A técnica é desviar dos raios e atirar nela… Sem maiores mistérios… Cuidado com o tempo, pois o monstro de marsmallow tá escalando o prédio.

Infelizmente o final não é dos melhores….

Pô Activision, poderia ter melhorado pelo menos nesse final né… :´(

É isso galera! Espero que tenham gostado desse post!